Romeu Zema é cotado a ser o vice de Flávio Bolsonaro na eleição presidenciável de 2026
Aliados do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), iniciaram articulações para que ele seja indicado como candidato a vice-presidente na possível chapa do senador Flávio Bolsonaro à Presidência da República nas eleições de 2026.
Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil, as negociações estariam sendo lideradas pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que se reuniu com Zema em São Paulo, na última sexta-feira (19).
O acordo em discussão envolveria ainda o apoio de Flávio Bolsonaro e de Kassab à candidatura do vice-governador mineiro Matheus Simões ao Governo de Minas Gerais em 2026, além do lançamento da candidatura presidencial do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Com essa estratégia, Kassab passaria a transitar politicamente por três projetos presidenciais: o de Flávio Bolsonaro, o de Eduardo Leite e, ao mesmo tempo, manteria proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já que o acordo não exigiria a saída do PSD dos cargos que ocupa no governo federal.
A movimentação também teria como objetivo fortalecer a candidatura de Matheus Simões em Minas Gerais, que atualmente enfrenta dificuldades nas pesquisas eleitorais. Levantamentos recentes o colocam em quarto lugar, atrás de Cleitinho (Republicanos), Alexandre Kalil (PDT) e Gabriel Azevedo (MDB).
A avaliação de aliados é que a presença de Zema na chapa presidencial de Flávio Bolsonaro poderia transferir votos do eleitorado bolsonarista para Simões, enfraquecendo especialmente a candidatura de Cleitinho no estado.
Além disso, Flávio Bolsonaro ganharia um palco eleitoral estratégico em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do país. Em São Paulo, o senador também contaria com o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), fortalecendo ainda mais sua base política.





Adicionar Comentário