DESTAQUES DO DIA

Polícia militar do 32° BPM atende ocorrência com possibilidade da existência de ameaça com explosivos

A equipe policial militar foi acionada via 190 para averiguar uma mala de teor suspeito, que teria sido deixada em via pública durante a madrugada, vindo a existir a possibilidade de conter explosivos.
No local indicado, a equipe fez contato com o solicitante, o qual informou desconhecer o conteúdo do objeto. O solicitante apresentou um vídeo de monitoramento no qual um motociclista é visto deixando a mala de maneira sutil, fato que aumentou a suspeita.
Diante dos fatos, a equipe informou o Oficial CPU (Cordenador do Policiamento da Unidade), Aspirante Cortez, sobre a ocorrência. Seguindo as orientações do oficial, a guarnição procedeu com o isolamento imediato do local, evitando a aproximação de pedestres e transeuntes.
Posteriormente, o Oficial CPU compareceu ao local e iniciou contato com o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), especificamente com o Esquadrão Antibombas.
Em contato, equipe informou que o objeto mantinha o teor suspeito e que necessitava de maiores informações sobre o fato. Seguindo as diretrizes da equipe especializada, a guarnição manteve o isolamento do perímetro.
As equipes do 32° buscaram informações com diversos moradores, os quais vieram a informar que era de conhecimento o teor da mala, a qual seria de um morador que havia descartado em sua lixeira. Ressaltando que o “dono” compareceu ao local e informou que havia jogado fora dias antes e havia vidro estilhaçado dentro.
Diante das novas informações coletadas (testemunhos e análise do vídeo), o Oficial CPU realizou novo contato com a equipe de explosivos. Consolidou-se, então, o entendimento de que, diante dos fatos apurados e da forma como o objeto foi deixado, estava descartada a possibilidade de se tratar de um artefato explosivo.
Frente ao descarte da suspeita, o Oficial CPU, Asp. Cortez, aproximou-se com segurança e abriu a mala, verificando que seu conteúdo de fato se resumia a vidros estilhaçados.
Ressalta-se que, durante toda a ocorrência, o Oficial CPU e a equipe policial militar seguiram os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) 200.6 relativos a ocorrências com explosivos. Ademais, foram seguidas todas as orientações da equipe do BOPE e tomadas as medidas cabíveis para evitar qualquer risco aos transeuntes.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

11 + 9 =