DESTAQUES DO DIA

Ciclone extratropical chega ao Paraná com ventos em alta velocidade acima de 70 por h. Rio Bonito foi a mais afetada , nada ficou de pé , a cidade fou destruida.

A cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, foi aniquilada por um intenso e significativo tornado na tarde desta sexta-feira. Não temos ainda informações sobre feridos. A cidade está completamente destruída. nada ficou de pé

Cidades Oeste do Paraná registraram rajadas de vento nesta sexta-feira (07) devido à passagem de um ciclone extratropical, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O Simepar atualizou os registros de ventos máximos em diferentes municípios até as 18h20.

Ainda não há informações sobre os estragos nem sobre vítimas graves. O município de Rio Bonito do Iguaçu, também no oeste, foi fortemente atingido, segundo a Defesa Civil.

Segundo comunicado do Simepar, o eixo de uma frente fria começa a se formar no Sul do Paraná. As tempestades já estão se alinhando dentro desse eixo, e vão avançar para todo o estado rapidamente, nas próximas horas. Até a madrugada, a frente fria passa por todas as regiões do estado. À dianteira do eixo (a chuva que ocorreu antes), é possível ver áreas de instabilidade pré frontais (pequenos núcleos de chuva.

Ciclone deixa cenário de destruição em cidades do Paraná

Um ciclone extratropical causou um cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, nesta sexta-feira (07). Segundo a Defesa Civil, o município de Candói também foi bastante afetado. O fenômeno provocou danos significativos em estruturas públicas, mas, até o momento, não há registro de feridos.

Segundo fontes extraoficiais, as rajadas de vento atingiram 100 km/h. Um dos locais mais afetados foi o pátio de máquinas da prefeitura, onde parte da cobertura foi destruída, deixando veículos e equipamentos expostos.

Devido aos estragos, o município acionou a Defesa Civil estadual. Equipes municipais já trabalham na avaliação dos prejuízos e na remoção das estruturas danificadas.

A Defesa Civil orienta a população a permanecer atenta aos alertas oficiais e evitar áreas de risco, especialmente locais próximos a árvores, telhados soltos e fiações elétricas.