DESTAQUES DO DIA

Atentado terrorista na Australia a situação é de pavor / Tiroteio em celebração judaica na Austrália faz pelo menos 12 mortos. Os dois atiradores foram neutralizados

12 pessoas mortas na Autralia na região litoranea , mais de 1.00 pessoas estavam no local , apareceu dois homens atirando , um deles está morto . explosivos foi encontrado em um veiculo próximo ao local das mortes , vale lembrar que este local sempre foi de muita paz . a policia e equipes de socorro estão no local em um trabalho incansável .

Pelo menos 12 pessoas morreram e 29 ficaram feridas num tiroteio em Bondi Beach, este domingo, confirmou a polícia de New South Wales, na Austrália. O incidente aconteceu durante uma celebração judaica do Hanukkah.

Os dois atiradores foram neutralizados: um deles foi morto pela polícia e o outro encontra-se no hospital em estado crítico.

Dois agentes da polícia estão entre os feridos e encontram-se em estado grave.

A polícia estabeleceu uma zona de exclusão e trouxe equipamento especializado para remover dispositivos explosivos improvisados (IEDs).

O governador de New South Wales (NSW), Chris Minns, confirmou, numa conferência de imprensa, que o ataque foi “concebido para atingir a comunidade judaica de Sydney”. O que deveria ter sido uma “noite de paz e alegria” foi ‘destruído’ por um “ataque horrível e maléfico”, acrescentou.

Segundo o comissário da Polícia de NSW, Mal Lanyon, estavam presentes mais de 1.000 pessoas esta noite para celebrar a festa judaica do Hannukah. O comissário Lanyon disse que não iria divulgar informações sobre os atiradores nesta fase inicial da investigação. Segundo ele, os detetives estão a investigar a eventual participação de um terceiro atirador.

“Quero certificar-me de que não fica pedra sobre pedra”, disse.

O comissário da polícia explicou que a polícia recebeu uma série de relatos, por volta das 18:47, hora local, de tiros disparados em Archer Park, uma área relvada em Bondi Beach.

Testemunhas descreveram o terror e a confusão que se sentiram quando as pessoas fugiram da praia. “Milhares de pessoas estavam a correr. E eu abri o portão das traseiras do café do meu amigo e deixei toda a gente entrar”, disse uma testemunha ao 9News. “Mulheres grávidas, mulheres com crianças, toda a gente a correr e a correr. Era o pânico geral. Foi um pandemónio… pandemónio”.

Localizada a leste de Sydney, Bondi é a praia mais famosa da Austrália e atrai um grande número de turistas, surfistas e nadadores, especialmente durante os fins de semana.

“Ouviram-se dezenas de tiros. E as pessoas começaram a correr, a passar por cima de barricadas, a pegar nos filhos. Foi um caos”, contou um dos responsáveis do Conselho Executivo dos Judeus Australianos, Alex Ryvchin, que explicou que o tiroteio ocorreu durante um evento da comunidade judaica na praia, organizado para a primeira noite do Hanukkah. Ryvchin, que não estava presente no evento, no entanto sabe que “estavam reunidas centenas de pessoas”, incluido muitas crianças. “É um evento familiar”.

“Um ataque aos australianos judeus é um ataque a todos os australianos”

O primeiro-ministro australiano Anthony Albanese revelou que o Comité de Segurança Nacional foi convocado com carácter de urgência esta noite. “Houve um incidente terrorista devastador em Bondi, durante a celebração do Hanukkah à beira-mar. Trata-se de um ataque dirigido aos australianos judeus no primeiro dia do Hanukkah, que deveria ser um dia de alegria, uma celebração da fé, um ato de maldade, antissemitismo, terrorismo que atingiu o coração da nossa nação. Um ataque aos australianos judeus é um ataque a todos os australianos e a todas as australianas. Não há lugar para este ódio, violência e terrorismo na nossa nação. Quero deixar bem claro que vamos erradicá-lo”, disse o governante. “Esta é uma noite terrível para a Austrália.”(g1)

Um Homem foi Herói ao pegar um dos atiradores por trais