DESTAQUES DO DIA POLÍTICA

Lula e Trump se encontram na Malásia e indicam início de acordo sobre tarifas / Trump não misturou tarifaço e caso Bolsonaro

Após o encontro, que durou cerca de 45 minutos, na manhã deste Domingo 26-10 o presidente brasileiro disse que os dois acertaram de começar a negociar imediatamente o tarifaço e as sanções a autoridades impostas pelos EUA. na Malásia ja é Domingo a terde.

a equipe técnica já começa a converssar hoje ainda .

O encontro, que durou cerca de 45 minutos, é o primeiro entre os dois desde uma rápida conversa durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, e ocorre na esteira da imposição de tarifas de 50% sobre a exportação de produtos brasileiros para os EUA e de sanções a autoridades brasileiras em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao lado de Lula, Trump sinalizou chance de acordo

Na primeira parte do encontro, Lula e Trump falaram com os jornalistas por cerca de 10 minutos.

Trump disse ser uma honra estar com o presidente do Brasil e que provavelmente eles fariam “alguns bons acordos”.

Perguntado sobre Jair Bolsonaro, o presidente norte-americano disse que “se sente mal” pelo que o ex- passou brasileiro, mas não respondeu se o assunto iria ser discutido no encontro. Segundo um integrante da delegação brasileira, Lula disse a Trump que o julgamento seguio o devido processo legal e que a aplicação de sanções a autoridades do Supremo Tribunal Federal (STF) era injusta. Lula, por sua vez, disse que tinha uma pauta extensa para discutir com Trump e que não havia motivos para desavença entre EUA e Brasil.

Trump e Lula combinaram visitas recíprocas, diz chanceler

Após a reunião, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse que a reunião “foi muito positiva” e que os dois países concordaram em negociar o tarifaço imposto ao Brasil.

Segundo Vieira, Trump disse que daria instruções à sua equipe para iniciar um processo de negociação bilateral ainda neste domingo.

A expectativa do governo brasileiro é que, durante a negociação, as tarifas venham a ser suspensas, segundo Vieira.

O chanceler brasileiro disse ainda que Lula e Trump combinaram visitas recíprocas.

“O presidente Trump quer ir ao Brasil e o presidente Lula aceitou também, disse que irá com prazer aos Estados Unidos no futuro”, disse o chanceler .(g1)

 

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

15 + onze =