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Via Araucária Informando : lidera iniciativa sustentável com pavimento 100% reciclado e reduz emissões de gases poluentes

O material será utilizado para o preenchimento de degraus dos acostamentos; técnica
permitiu a economia de 25 mil toneladas de materiais naturais e reduziu em 65% o uso de ligante asfáltico

Desde o início de setembro, a Via Araucária, concessionária responsável pela administração e operação das rodovias do Lote 1 no Paraná, está implementando uma tecnologia inovadora para nivelar os acostamentos com pavimento 100% reciclado. A adoção dessa técnica alia a segurança viária à sustentabilidade, minimizando significativamente os impactos ambientais das obras.

O método reaproveita o material retirado de antigas camadas asfálticas para corrigir os desníveis dos acostamentos. Até agora, a Via Araucária já preservou 25 mil toneladas de materiais naturais, o que corresponde a 1.140 caminhões caçambas carregadas de pedra, e reduziu em 65% o uso de ligante asfáltico. A meta é aplicar essa tecnologia em 150 quilômetros de acostamentos nas rodovias sob concessão.

Além de ser uma solução sustentável, a técnica utiliza uma mistura asfáltica fria, que consome menos combustível e reduz a emissão de gases poluentes. “Reutilizando o fresado do pavimento antigo, evitamos a extração de novos recursos naturais. Essa prática também reduz a geração de resíduos da construção civil, tornando as obras de manutenção viária mais sustentáveis”, explica Pedro Veloso, diretor de Engenharia da Via Araucária.

Compromisso com a Agenda ESG

Estudos realizados em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) indicam que o uso de material fresado (RAP) pode diminuir significativamente as emissões de dióxido de carbono (CO2) em comparação ao asfalto convencional, ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Diante desses resultados, a Via Araucária seguirá investindo em soluções sustentáveis para a recuperação e ampliação de sua malha rodoviária, como a utilização de material fresado em misturas usinadas a quente e reciclagens a frio. Essas iniciativas reforçam o compromisso da empresa com sua Agenda ESG, que inclui metas de descarbonização e ações para combater as mudanças climáticas. “Essa estratégia faz parte do nosso plano de redução de emissões de CO2, alinhando-nos às melhores práticas de sustentabilidade ambiental”, finaliza Veloso.

Sobre a Via Araucária
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários.
O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br

(I) BR-277/PR:
– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o
entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.
(II) BR-373/PR:
– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o
entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.
(III) BR-376/PR:
– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.
(IV) BR-476/PR:
– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.
(V) PR-418:
– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.
(VI) PR-423:
– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o
entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII) PR-427:
– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR277, em Palmeira/PR.

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