Via Araucária realiza nesta semana um conjunto de obras destinadas a melhorar as condições das rodovias paranaenses do lote 1. As intervenções abrangem desde a restauração do pavimento até a drenagem e terraplanagem. Os serviços representam o compromisso da concessionária em melhorar a infraestrutura viária e a segurança dos usuários.
Na BR-277, obras de pavimentação serão realizadas nos municípios de Palmeira, Balsa Nova, Fernandes Pinheiro e Irati, além de intervenções em Ponta Grossa e Prudentópolis. Essas ações têm como objetivo garantir viagens mais confortáveis aos motoristas que trafegam nessas localidades.
Além disso, está prevista a realização de trabalhos de drenagem e terraplanagem no quilômetro 98, da BR-277, em Curitiba. Ainda serão realizados trabalhos de fresagem em Ponta Grossa e Contenda, como parte do programa de melhorias viárias da região para essa semana.
Por último, prosseguem os reparos localizados, a remoção de resíduos e a poda de árvores, além da implantação de sinalização vertical e horizontal. Todas essas atividades estão em conformidade com as diretrizes do contrato de concessão estabelecido com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com prazo de até 12 meses para conclusão.
A Via Araucária orienta os motoristas a redobrarem a atenção e respeitarem a sinalização ao passarem por trechos em obras. Vale ressaltar que as atividades programadas estão sujeitas a alterações devido às necessidades operacionais e condições climáticas. As informações sobre as atividades são atualizadas diariamente no perfil da concessionária no Instagram (@araucariavia) e canal de notícias no WhatsApp. Também é possível obter esclarecimentos no site www.viaaraucaria.com.br ou ligando para o telefone 0800 277 0 376, que está disponível 24 horas por dia.
Confira o cronograma de obras da Via Araucária para essa semana.
Via Araucária em números atualizados
Balanço de atendimentos
Durante o período de 01 a 12 de maio, a Via Araucária prestou socorro a 1.182 ocorrências, compreendendo 419 panes mecânicas, 28 panes elétricas, 73 sinistros e 63 atendimentos clínicos.
Restauração de pavimento
Na semana passada, durante os trabalhos de recuperação do pavimento, foram utilizadas 4.682 toneladas de massa asfáltica (CAUQ), e 243,5 toneladas de asfalto de borracha (CAP), para corrigir as patologias. Essa quantidade corresponde à restauração de 27,5 quilômetros de faixa, além do microrrevestimento executado em 20.380 m².
Terraplanagem
Nos últimos sete dias, a equipe realizou a recuperação de um ponto crítico, empregando um volume de escavação para a estabilização do talude, totalizando 616 m³ e compactação de 143 m³ de aterro.
Limpeza e manutenção
Durante o período compreendido entre 06 e 10 de maio, foram executadas operações de limpeza, englobando um total de 574 placas. Além disso, foram implantados 69,27 m² adicionais de placas. Adicionalmente, foram instalados 2.679 elementos de proteção e segurança (EPS).
Remoção de resíduos
Na última semana, as equipes de conservação da Via Araucária realizaram o recolhimento de 12 toneladas de resíduos ao longo dos 473 quilômetros de rodovias paranaenses do lote 1.
Recuperação de drenagem superficial
Foram realizados também serviços que incluíram a recuperação de 244 metros de drenagem superficial. Ademais, foi efetuada a limpeza de uma extensão de 4.040 metros.
Fotos: Imagens Via Araucária – Obras – Google Drive
Créditos: Via Araucária
Sobre a Via Araucária
A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e
modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo
473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos
Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br
(I) BR-277/PR:
– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a
PR-423, em Balsa Nova/PR.
(II) BR-373/PR:
– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR,
até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.
(III) BR-376/PR:
– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.
(IV) BR-476/PR:
– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR,
até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.
(V) PR-418:
– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de
Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.
(VI) PR-423:
– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o
entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII) PR-427:
– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento
com a BR-277, em Palmeira/PR.
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