DESTAQUES DO DIA POLÍTICA

Acusações contra Moro: com novo juiz do TRE-PR definido Pauta para dia 28

Senador é acusado de abuso de poder econômico em ações que pedem cassação do mandato. Ele nega. Definição do julgamento só deve ocorrer quando novo juiz do TRE, José Rodrigo Sade, for empossado . O anúncio da data de julgamento das Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil) só deve ocorrer quando o novo juiz da Corte for empossado.

A informação é do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).                                                                                    Moro responde por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Ele nega as acusações.                   A vaga de juiz do TRE, que estava aberta na classe de advogado efetivo, foi preenchida por José Rodrigo Sade. O nome dele foi publicado no Diário Oficial da União após ser escolhido pelo presidente Lula (PT) a partir de uma lista tríplice apresentada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A data de posse do jurista, entretanto, ainda não foi anunciada.    Conforme o TRE, apenas após a posse de Sade é que o presidente da Corte, Sigurd Roberto Bengtsson, deve definir a data do julgamento de Moro.   Conforme o tribunal, a tendência é que o novo juiz participe do julgamento dos casos de Moro, que além dele, deve ter as seguintes participações:

  • Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson – presidente;
  • Desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza – relator dos processos de Moro;
  • Desembargadora Claudia Cristina Cristofani – juíza federal efetiva;
  • Doutor Anderson Ricardo Fogaça – juiz de direito efetivo;
  • Doutor Guilherme Frederico Hernandes Denz – juiz de direito efetivo;
  • Doutor Julio Jacob Junior – classe de advogado efetivo

    O julgamento de Moro, que estava marcado para 8 de fevereiro, teve data suspensa pelo novo presidente do TRE em 1º de fevereiro.  O anúncio foi feito na solenidade de posse de Bengtsson, sob o argumento de que ainda era necessário definir o novo membro da Corte – o que agora está concretizado.  O julgamento ficou em suspenso pouco após o próprio TRE antecipar o julgamento de Moro. A primeira data prevista de julgamento era 19 de fevereiro.

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

três × cinco =