DESTAQUES DO DIA POLÍTICA

Datena enfrenta tumulto na convenção em São Paulo , mais si Garante

Grupo contrário à candidatura do apresentador de TV tentou entrar no plenário da Alesp neste sábado (27), mas foi impedido por outros integrantes que estavam na convenção. PM foi acionada para intervir.

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Cidadania confirmaram na manhã deste sábado (27) José Luiz Datena como candidato a prefeito de São Paulo nas eleições municipais de outubro. Ele terá como vice José Anibal, do PSDB.

Jornalista e apresentador de programas policiais na TV, o último deles na Band, Datena tem 67 anos. Ele está afastado da apresentação desde que se lançou pré-candidato.

A confirmação ocorreu durante convenção partidária na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na Zona Sul da capital paulista.

A convenção da federação PSDB e do Cidadania para oficializar a candidatura de Datena como candidato a prefeito de São Paulo teve confusão neste sábado no plenário da Alesp.

Um grupo do PSDB contrário à candidatura do apresentador de TV tentou entrar no plenário da Alesp, mas foi impedido por outros integrantes da convenção que tinham adesivos escrito “Datena” colados nas roupas.

Em 2022, o PSDB formou uma federação com o Cidadania, com validade até, pelo menos, 2026.

Polícia Militar (PM) foi acionada e cercou o plenário Paulo Kobayashi para permitir que a convenção, marcada para esta manhã, ocorra.

Segundo a TV Globo apurou, Fernando Alfredo, ex-presidente do PSDB em São Paulo, estava no grupo contrário à oficialização de Datena como candidato do partido à prefeitura. Fernando também queria se lançar como pré-candidato e disputar com Datena as prévias partidárias para decidir quem seria oficializado.

“Estão impedindo que eu saía candidato pelo partido”, disse Fernando. O grupo contrário ficou do lado de fora do plenário e depois seguiu para o lado de fora da Alesp para protestar.

O ex-presidente do PSDB afirmou aos jornalistas que irá registrar um boletim de ocorrência na polícia para informar que foi ferido na mão durante a confusão. Fernando também falou que vai entrar na Justiça com uma ação para impugnar a convenção que definiu Datena e José Aníbal, respectivamente como candidatos a prefeito e vice.

Enquanto isso, Datena estava do lado de dentro do plenário. Ele chegou dizendo que “nós somos democratas. Nós vamos lutar para devolver ao povo o poder do povo”.

Datena não falou com a imprensa ao deixar o plenário. Ele chegou a ir até o portão da Alesp para falar com os manifestantes e discutiu com eles. O grupo jogou água e objetos no candidato, que depois entrou no carro e foi embora.

Quem deu entrevista foi o José Aníbal. Além de criticar os manifestantes, falou que a escolha deles foi de consenso.

Sobre propostas para a cidade, comentou que segurança pública será um dos focos principais do plano de governo. Também vão sugerir planos e investimentos pra gerar emprego e renda nas regiões afastadas do centro da cidade, especialmente a Zona Leste. Além de planos para melhorar a mobilidade urbana, o transporte público e a educação nas escolas municipais.(g1)